Alergia ao leite de vaca: é uma reação do sistema imunológico às proteínas presentes no leite de vaca e em seus derivados, como manteiga, iogurte, queijo.
Quando a criança alérgica ingere leite de vaca, o seu sistema de defesa irá reconhecer as proteínas como prejudiciais e produzirá anticorpos IgE específicos e/ou células inflamatórias que acarretarão em reações alérgicas.
Os principais sintomas são: vômitos, diarreia, cólicas, dor abdominal, prisão de ventre, sangue nas fezes, refluxo, urticária, dermatite atópica, asma, chiado no peito, rinite, reação anafilática, baixo ganho de peso e crescimento.
Diagnóstico: Exames podem ajudar quando há sintomas imediatos, pois há a produção de anticorpos que podem ser identificados nos testes. Mas o diagnóstico final é confirmado apenas quando as reações regridem durante a dieta de exclusão e o teste de provocação oral é feito.
Tratamento: É preciso retirar da dieta tudo que contenha leite de vaca
– Normalmente atingem mas as crianças
– Se a criança estiver em aleitamento materno, a mãe fará uma dieta restrita com a retirada dos alergênicos para dar continuidade ao aleitamento materno.

Intolerância a lactose: é a impossibilidade de digerir leite e derivados. Elas ocorrem em pessoas que não produzem a enzima lactase, ou não a produzem em quantidade suficientes para digerir a lactose (açúcar presente no leite).
Envolver o sistema digestório e não o imune.
Sintomas: diarreia, cólica, gases e distensão abdominal
Diagnóstico: é diagnosticada pela observação dos sintomas associados à ingestão de alimentos com lactose
Tratamento: Retirar a lactose da dieta
– A intolerância a lactose atingem normalmente os adultos. Hoje já temos inúmeras opções de produtos isento a lactose